Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

domingo, 10 de janeiro de 2016

Análise: Ikaruga

Jogos de shooter n' up era bem populares nos anos 80 e inicio dos anos 90, onde deveríamos atirar em tudo que víamos na tela, em 2001 chegava no Arcade Ikaruga, game que tentava popularizar o já esquecido gênero, e que em 2002 o Dreamcast recebeu sua versão que é praticamente a mesma versão do Arcade já que o Arcade rodava na placa Naomi que é praticamente a mesma do Dreamcast......


Mas a versão do Dreamcast não chegou a ser lançado por aqui, já que ele acabou sendo exclusivo para o Japão, mas outras versões chegaram por meio de outros consoles como o Gamecube da Nintendo e o Xbox 360 e Pc sem falar que também tem uma versão para Android, só mais algumas uma curiosidade, Ikaruga e muito bonito visualmente não dá pra imaginar que apenas três produtores fizeram o jogo inteiro, e a versão do Dreamcast foram produzidos apenas 50 mil copias e hoje e um dos jogos mais procurado por colecionadores desta plataforma.


A jogabilidade e simples basta segurar o botão A para ficar atirando, e o mais bacana e que tem duas cores diferente de disparo e a explicação das cores e simples quando você coloca a cor roxa para disparo você não tomara dano com tiros da mesma cor ao contrario sua nave vai absorver o disparo mas causara menos danos nos inimigos que atiram roxo, a cor branca de disparo também segue a mesma formula só que vai absorver os tiros brancos, detalhe fica se você atirar na nave de cor oposta o dano sera bem maior e a chance de tomar dano também aumenta mas pode ser que vale apena já que com ataque de cor oposta derrota mais fácil o inimigo, quando se absorve os tiros enche uma barra do lado esquerdo da tela onde podemos soltar uma especie de especial onde misseis teleguiados  que vão auxiliar durante o jogo, detalhe que quanto mais cheio mais misseis a nave solta.

Graficamente falando o jogo e um show a parte são tanta informação e uma riqueza em detalhes vai surpreender até mesmo nos dias de hoje ainda mais sabendo que o jogo é de 2002 (versão Dreamcast), e mesmo com tanta informação o  jogo roda bem sem engasgar. A parte sonora de Ikaruga é muito boa com certeza te coloca no clima do jogo principalmente quando enfrentamos os chefes de cada fase. Um outro detalhe que não posso deixar de falar e a tela que e reduzida, mas isso e por que o jogo foi feito para jogar de monitor virado como vocês pode ver na imagem abaixo:

Historia:

Muitos anos atrás numa pequena nação um dos homens mais poderosos do país chamado Horai, descobriu o Ubusunagami Okinokai (poder dos deuses). Esta energia emanava de uma profundidades e descobriu o objeto e que dá enormes poderes. E pouco tempo depois, Horai e seus seguidores chamavam a si mesmos como "The Divine Ones" e começaram a conquistar as nações um após o outro, as pessoas escolhidas foram responsável por trazer essas conquistas em "nome da paz".
Enquanto isso, uma federação libertária chamado Tenkaku surgiu para enfrentar o Horai, usando aviões de combate chamados Hitekkai, eles lutaram na esperança de libertar o mundo das garras do Horai, mas todos os seus esforços foram em vão. Eles não eram páreo para o Horai que estavam a ponto de exterminá-los. Milagrosamente, um jovem apareceu com a esperança de um herói, seu nome era Shinra.
Depois de ser derrubado perto de uma vila remota chamada Ikaruga, que foi habitado por pessoas idosas que tinham sido exilados por conquistas da Horai. Shinra recuperou sua força e prometeu virar o rosto para o Horai, em troca, os moradores confiaram  no lutador  e lhe entregou o a nave construído, chamado de Ikaruga.
O Ikaruga havia nenhum plano comum, mas foi projetado pelo engenheiro gênio Amanai, Com a ajuda de Kazamori e líderes da aldeia. E o escondido em um bunker subterrâneo secreto, que foi lançado através do dispositivo de transporte chamado de "Sword of Acala" e ser o primeira nave que integra ambas as polaridades de ser capaz de alternar entre as duas polaridades energia.
No modo para dois jogadores, Shinra vai de parceiro para Kagari, Um mercenário de Horai derrotado por Shinra. Depois Shinra salvar a vida dela, ela decidiu mudar de lado e se juntar à resistência. Seu navio, Ginkei, também é modificado pelas pessoas da cidade de Ikaruga ter as mesmas características do navio Shinra.

Considerações finais: Ikaruga é um jogo desafiador, apesar de ter belos gráficos, músicas que envolvem o jogador e jogabilidade simples ele e um dos jogos mais difíceis que já joguei, e preciso muito treino para poder fecha-lo, esta e uma obra prima do Dreamcast, e você pode encontrar este jogo no Brasil com preço a partir de R$299 podendo chegar a R$499 reais, bem salgado mesmo, mas falado do jogo ele e um bom jogo para entreter você por muito tempo em frente a TV. Nota  9/10



Produzido por: Treasure
Publicado por: Treasure
Lançado em:    2002 (somente no Japão)


2 comentários:

  1. Bela análise esse game junto com o Gigawing 2 são os meus shootem'ups favoritos do Dreamcast

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Matheus, seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir