Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Modelos e revisões do Dreamcast


O Dreamcast teve diferentes modelos de fabricação:

HKT-3000 Dreamcast Japonês NTSC (O primeiro)

HKT-3010: Dreamcast Japonês NTSC

HKT-3020: Dreamcast Americano NTSC

HKT-3030: Dreamcast Europeu PAL


Abaixo do Dreamcast existe uma etiqueta, à esquerda do logotipo "PAL | E", "NTSC | J" ou "NTSC | U", você verá um número pequeno dentro de um círculo: Pode ser "0", "1" ou "2".

Este número representa a revisão do console.

Revisão 0:



Leitor de GD-ROM com auto-calibração;
Resistor da porta dos controles de m qualidade;
Sistema de arrefecimento líquido com canos de metal.

Existe a primeira versão sem o círculo (o demo 3021 e o primeiro 3000), pertencente à esta revisão 0:




Revisão 1:



Leitor de GD-ROM sem auto-calibração;
Resistor da porta dos Controles de boa qualidade;
Sistema de arrefecimento não líquido;
Melhor distribuição dos componentes na placa principal.

Revisão 2:



Leitor de GD-ROM sem auto-calibração, de má qualidade, e não permite a reprodução de CD-Rs, o Flat Cable soldado a placa principal.

A pior revisão :(


Um vídeo interessante onde são mostrados os componentes internos do Dreamcast:


fonte: sega board e colaboração do fórum outerspace




Segue a foto do manual do Dreamcast Modelo da TecToy onde esta circulado a localização da revisão:






26 comentários:

  1. Meu Dreamcast tem apenas uma etiqueta branca da Tec Toy.

    Como faço para descobrir qual o meu modelo?

    Meu Dreamcast tem o logo azul na tampa do aparelho.

    ResponderExcluir
  2. Nao tenho o manual pois comprei meu dreamcast de segunda mão, como faço pra saber o modelo? E o mesmo nao tem mais o adesivo em baixo que marca o modelo, está todo em branco...

    ResponderExcluir
  3. como faco pra saber qual o modelo e revisao da minha placa se no meu nao tem esta etiqueta informativa embaixo do console. tem apenas uma da tectoy sem nenhum codigo.
    na placa mae dentro tem algo que possa me esclarecer esta duvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no manual como na última imagem
      mas tectoy provavelmente entre rev1 e 2

      Excluir
  4. Primeiramente gostaria de agradecer a todos sejam sempre bem vindos ao blog, em relação aos modelos e revisão de Dreamcast as informações também pode ser encontrado no manual do videogame, já desmontei meu console algumas vezes para ver se encontraria estas informações na placa mas não encontrei mas pode ser que tenha e eu não tenha visto, mas se eu encontra volto para informar, obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  5. Tou pra comprar um Dreamcast europeu modelo HKT3030 revisão 1, será que é bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano obrigado por vistar o blog, esta e um bom modelo sim, mas você deve analisar se o console esta em bom estado de conservação, e levar em consideração que alguns jogos pode não funcionar corretamente por se região diferente, alguns jogos dão a opção de alternar mas em outras não ai fica ao seu critério.

      Excluir
  6. Estranho, o meu manual diz HKT-3000, mas meu Dreamcast não é japonês e sim Tec Toy. A revisão não encontrei no mesmo, mas imagino ser 1, já que meu leitor é Sansung e não Yamaha como ouvi dizer que eram os primeiros Dreamcasts japoneses e o cabo flat não é soldado. Alguém poderia me precisar a página do manual que mostra o número da revisão?

    ResponderExcluir
  7. Olá James primeiramente agradeço sua visita e seja sempre bem vindo, em questão da Revisão ele se localiza na capa do manual e a última descrição estou colocando uma foto do meu manual da tectoy onde esta circulado a revisão, se o seu Dreamcast for revisão 1 ele não é o primeiro já que tem a revisão 0, somente a revisão 2 tem o cabo flat soldado novamente agradeço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Qual a melhor revisão do Dreamcast? A NTSC-J HKT 3000 (primeiro modelo, sem o número da revisão)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu tenho 3 versões de Dreamcast uma tectoy uma americana feito na china HKT3020 rev 2 e um japonês HKT3000 que nem tem circulo de rev comprei a pouco esta novo em folha na caixa foi muita sorte ter encontrado novo assim sem uso e pelo que percebi ele é melhor sim esquenta menos e roda qualquer jogo de primeira faz um barulho diferente menor e tem acabamento mais bonito com o triangulo cinza de cima da tampa transparente ao invés de cinza , o americano pra rodar jogos piratas é bem bom original por incrível que pareça não roda todos originais , o tectoy tem a vantagem de ser bivolt , obs o europeu pra quem gosta de raridades em jogos vale apena porque ele é diferente na frequência em hz e muitos jogos saíram somente em europeu obs2 o HKT3000 tem a placa de conexão dos controles mais frágil já vi várias pessoas queimarem essa placa por trocar controle com o game ligado coisas do tipo no americano rev2 isso não ocorre e são modelos diferentes de placa outra diferença esta no fato de o leitor ter uma placa separada na versão japonesa rev0 e americano rev1 esta também apresenta problema queimando um circuito integrado com o uso isso ocorre quando há desgaste nas bobinas do motor que gira o disco requerendo mais energia para girar o disco ate que o circuíto não suporta isso não ocorre nos rev2 onde todos os componentes estão na placa mãe e as peças de reposição do rev2 são mais baratas

      Excluir
  9. ninguem aqui nesse site comenta sobre a revisao 2, se da pra colocar o gdemu............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá, pois na revisão 0 (zero) e revisão 2 (dois), só é compatível o GDemu original.

      Excluir
    2. Não dá, pois na revisão 0 (zero) e revisão 2 (dois), só é compatível o GDemu original.

      Excluir
    3. Já ouvi dizer que funciona Gdemu no va0

      Excluir
    4. Já ouvi dizer que pega Gdemu no drencast com placa va0

      Excluir
    5. Já ouvi dizer que funciona Gdemu no va0

      Excluir
  10. Não dá, pois na revisão 0 (zero) e revisão 2 (dois), só é compatível o GDemu original.

    ResponderExcluir
  11. Existe alguma maneira de rodar jogos gravados na Revisão 2? Tenho um jogo prensado que roda, mas os que tento gravar não. A única explicação que consigo imaginar é de que o prensado é um GDI.

    ResponderExcluir
  12. Meu dreamcast é japonês 3000 rev 0. Ele aceita o gdmu paralelo? da china

    ResponderExcluir
  13. Meu manual da tectoy diz REV1 entao posso confiar e colocar GDMU que nao da erro certo?

    ResponderExcluir
  14. Meu dremcast é modelo Hkt 3020 revisão 2 todos jogos que gravei pegou menos o Plasma Sword ja tentei gravar em várias velocidades e não vai.. É erro ou bloqueado pra esse jogo? Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Va0 funciona com gdemu desde que use a fonte pico psu, tenho 2 funcionando normalmente. Mas se deixar a fonte original mesmo q tire o regulador de tensão 12v do leitor ele vai ficar dando problema, geralmente fica perdendo imagem.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos. Achei há bastante tempo um INFO sobre as versões do Dream. Tenho um VA1 queimado(agora) e um VA2 rodando todo tipo de disco. Desde os GD's até os gravados por mim. O segredo não está em travamentos. Somente a versão da BIOS do aparelho. Mês e Ano de fabricação. Só não sei explicar porque. O VA2 placa Katana VA2.1 October 2000 roda tudo(o meu). Se derem uma vasculhada talvez ainda encontrem o INFO que fala sobre cada um especificadamente.

    ResponderExcluir
  17. Com todo respeito...podemos rever essa info no alto da página afirmando que há dream bom ou ruim. Somene há diferenças.

    ResponderExcluir