Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Sonic Adventure 2

Será que ainda diverte, 17 anos depois?


Saudações, galera do Dreamcast Brasil! Meu nome é Fábio e estou aqui para mais uma análise de jogos para o console branco. Se você ainda não tinha me visto, confere o meu trabalho de estreia aqui na casa.

Apresentações feitas, vamos lá. Vale lembrar que o título em questão já recebeu um excelente review do Evandro (clque aqui para ler) e, agora, deixo a minha impressão do game para vocês.

Já de entrada eu questionei se, após 17 anos de lançamento, SA2 ainda conseguiria divertir o público gamer.  A resposta é um retumbante: SIM, E MUITO! Sonic Adventure 2 é uma aventura –
desculpem o trocadilho infame – superior a muitos jogos lançados nas atuais plataformas, e faz lembrar que a SEGA já foi brilhante!

ENTENDENDO O ENREDO

A programação da TV é interrompida para noticiar um furo de reportagem: conforme a matéria, uma Chaos Emerald é roubada de dentro do Federal Reserve Bank e, de acordo com uma testemunha ocular, o suspeito de ter efetuado o ato criminoso é nada mais, nada menos, que o renomado herói, Sonic the Hedgehog.

Sonic ?

As imagens do ouriço negro tomam conta do noticiário. Nesse momento, uma organização militar conhecida pela abreviação G.U.N. (Guardians Units of Nations), que possui a missão de proteger a terra contra toda a sorte de ameaças, incluindo o Dr. Robotnik, vem a campo e captura Sonic.

Ao fazer o transporte do “meliante” dentro de um avião, Sonic consegue escapar da aeronave e, ao arrancar um pedaço da fuselagem para torná-lo uma espécie de prancha de snowboard,  ele salta, de volta à cidade, para descobrir o que está acontecendo, dando início ao game com uma das mais icônicas e fantásticas fases dos jogos de Sonic de todos os tempos, a City Escape!

O verdadeiro!

UMA HISTÓRIA, DUAS PERSPECTIVAS

Diferentemente dos jogos anteriores da série, o Sonic Team resolveu contar a história de Adventure 2 de uma forma bastante original; além da presença do conhecido trio de heróis, Sonic , Tails e Knuckles, dessa vez será possível jogar com os vilões do game, Doutor Eggman, Rouge e Shadow, o ouriço que realmente foi o responsável pelo roubo da Chaos Emerald.

Somente terminando o jogo nos dois modos, Hero e Dark, é que você conseguirá entender o enredo do game de forma completa.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O jogo está soberbo. Todas as fases são muito bem construídas, possuem uma variedade de texturas e um colorido vivo (nada de cores lavadas como em vários jogos de PS2) que só o Dreamcast consegue fazer.

Existe um sistema de ranqueamento ao final de cada stage. Levando em consideração, por exemplo, a quantidade de rings coletados e o tempo levado para terminar a fase, o jogador receberá uma classificação que vai de A até E. Esse rank pode ser modificado cada vez que a fase for acessada, aumentando significativamente a diversão e o fator replay do jogo.

Pensa que é fácil, é?!

A parte sonora é um capítulo à parte. Com o retorno da banda Crush 40 para a composição de músicas como Live and Learn – tema principal do game – e Escape from the City, e participação de nomes como o do norte-americano Tony Harnell (ex vocalista da famosa banda de hard rock “TNT”) a SEGA criou aquele que talvez seja o melhor soundtrack de todos os jogos da série Sonic.

Guitarra de Jun Senoue, guitarrista e compositor da Crush 40.

MENÇÃO HONROSA

A menção honrosa de Sonic Adventure 2 vai para a fase “Crazy Gadget”. Nela, mesmo jogadores experientes perderão algumas vidas para terminá-la, pois sua dinâmica é completamente diferente dos demais estágios do game. Aqui, é preciso mover Sonic em cenários com e, acreditem, SEM GRAVIDADE, tornando a jogabilidade altamente desafiadora e divertida.

Aperte o botão e você terá a gravidade zero!

CONCLUSÃO

Se a intenção era criar um grande jogo para comemorar o aniversário de 10 anos do ouriço mais amado do planeta, a missão foi cumprida com êxito. Ainda que exista uma ou outra falha nos ângulos de câmera, principalmente nas fases de Tails e Dr. Robotnik, o conjunto de aspectos positivos supera largamente os insignificantes detalhes negativos da obra de Yuji Naka.

Título mais que obrigatório na sua coleção!

E você, conhece Sonic Adventure 2? Já jogou? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Um grande abraço e até o próximo review!








4 comentários:

  1. Sonic teve seu melhor momento nos anos 90 com o Mega Drive após passar em branco no sistema Sega Saturn teve seu retorno triunfal com Sonic Adventure, mas na minha humilde opinião Sonic Adventure 2 foi o que me fez sonhar com os jogos 3D do Sonic pena que após este titulo nenhum outro jogo 3D do ouriço me empolgou, mas ainda continuo sonhando com Sonic Adventure 3!!!! Bela análise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Evandro!
      A série Adventure é muito boa - melhor do que muitos jogos do Sonic que foram lançados depois.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Tenho dreamcast a 15 anos e mesmo tendo ps4 o Dream é uma lenda,parabens pelo Blog e nao parem nao,se quiserem ajuda me disponho prontamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seja bem vindo ao blog qualquer ajuda sempre e bem vinda só encaminhar pelo E-mail todo credito será dado a você abraços!

      Excluir